Nutrição e Carnaval: É possível?
Se você não deixa a folia passar despercebida, saiba o quanto a alimentação pode te ajudar a ter mais pique e disposição na época mais quente do ano.
O que comer? Quando comer? O que não comer?
Sempre os mesmos questionamentos e você nunca sabe o que pode te favorecer na hora da folia de Carnaval.
Em primeiro lugar, tenha em mente que abrir mão da comida e somente ingerir bebida alcoólica não é nem de longe a melhor solução. Quer ver tudo que você pode fazer para se manter saudável durante e após o carnaval? Confira aqui algumas dicas:
– Carboidrato é a pedida da vez. Sim, você precisa dele também. Ele é a principal fonte energética do corpo. Prefira os integrais. Ex: pães, massas com molhos leves, arroz, batata, barrinhas de cereais, aveia, granola e cereais integrais de um modo geral.
– Oleaginosas como nozes, amendoim, castanhas e amêndoas são ricas em vitaminas do complexo B e minerais que estão envolvidos no processo de energia.
– Frutas também são bem-vindas, pois fornecem energia e, se bem escolhidas, ainda auxiliam na hidratação do corpo. Exemplos: melancia, melão, manga, abacaxi e banana.
– Açaí é energia em dobro. Fonte de vitamina C, protege o sistema imunológico contra qualquer vírus ou bactéria que possa atrapalhar a festa. É superenergético e riquíssimo em antioxidantes que mantêm a integridade do corpo, evitando danos celulares.
– Hidratação é obrigação. Não somente com as frutas que ingerir, mas também com a água de coco e a própria água mineral. A hidratação evita quedas de pressão, desmaios, tonturas e diminui a fadiga e o cansaço.
É importante lembrar:
– Se for ingerir bebida alcoólica, intercale a bebida com a água. Assim você evita a desidratação durante o Carnaval.
– Procure comer pequenas porções a cada três horas. Assim você evita a queda de açúcar no sangue e se mantém disposto para encarar todos os momentos da festa.
– Evite gorduras, frituras e doces em excesso, já que eles podem fermentar no intestino e gerar grande desconforto. Se possível, tenha uma boa noite de sono no dia anterior à festa.
Não se esqueça das quantidades. O consumo exagerado leva à fadiga e indisposição. Procure consumir alimentos sempre naturais, ao invés de opções de suplementos ou energéticos industrializados.
Garanta que sua refeição seja rica em alimentos completos e farta em nutrientes. Saiba escolher e tenha energia de sobra!