Intestino e TPM: entenda essa relação
É só falar em TPM que logo vem à mente uma lista de sintomas para lá de desagradáveis. E mesmo sem querer, todas as mulheres já sofreram com algum deles (vários ou, até mesmo, todos) pelo menos uma vez. Mas o que a ala feminina não sabe é que uma parte dos incômodos desse período – como alteração no humor, falta de concentração, sonolência, inchaço, estresse e cansaço constante – pode ser originada no intestino. Não acredita?
Essa afirmação é provada com dados da Federação Brasileira de gastroenterologia (FBG), que mostram que 18 milhões de mulheres sofrem quatro vezes mais com problemas intestinais do que os homens. Mas não precisa ficar desesperada, alimentação balanceada, exercícios físicos e emoções sob controle formam o tripé da saúde digestiva.
“Sair do sedentarismo e beber muita água funcionam muito bem contra o problema. Meia hora de atividade física diariamente são suficientes para que o intestino comece a funcionar melhor”, orienta Juliana Dantas, nutricionista do Clinic Check-up do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo (SP). Veja a seguir detalhes que ajudam a evitar o problema.
Fibras | Elas dão a maior força para o bom funcionamento do intestino. A recomendação é ingerir de 20 gramas a 30 gramas por dia.
Hidrate-se | O consumo de água é fundamental, pois o líquido ajuda o intestino a digerir melhor as fibras. O ideal é beber aproximadamente 1,5 litro diariamente.
Mexa-se | A prática de atividade física ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, pois estimula o peristaltismo – movimento que empurra os alimentos ao longo do tubo digestivo.
Adeus à TPM | Invista em alimentos ricos em cálcio, vitamina B6 e C, como leite e derivados e vegetais verde-escuros, por exemplo, que ajudam a aliviar os terríveis sintomas.